VOLTARNotícias

13 de junho de 2017

Em homenagem, Dorinha defende investimento em educação no combate ao trabalho infantil

Na sessão solene em homenagem ao ativista indiano Kailash Satyarthi, ganhador do Nobel da Paz em 2014, a deputada Professora Dorinha (Democratas/TO) afirmou que ele é uma inspiração para quem se dedica à educação e sua presença no Brasil pode sensibilizar o País para esse debate. A homenagem ocorreu nesta segunda, 12,  Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil e a parlamentar foi autora do requerimento da sessão solene.

"Satyarthi, como qualquer um de nós, fez a sua luta para provocar não só seu país, mas o mundo inteiro, e nós que acreditamos e sabemos o quanto a educação pode fazer diferença na vida das pessoas, em especial das nossas crianças", disse a deputada.

Professora Dorinha destacou que Kailash deixa a lição de que cada um pode e deve fazer a sua parte e que o Congresso Nacional tem grande responsabilidade nesse debate. “A Câmara tem a responsabilidade de trabalhar mais pela garantia do direito à educação, por mais investimentos na área e pela redução da desigualdade”.

Ações como as promovidas pelo ativista indiano, segundo Dorinha, são essenciais também no Brasil, onde os direitos à infância e à educação são negados para quase três milhões de crianças e adolescentes no país, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O mapeamento da situação do trabalho infantil mostra que o número de trabalhadores precoces corresponde a 5% da população que tem entre 5 e 17 anos no Brasil. A taxa de crianças economicamente ativas é 20% menor do que o registrado em anos anteriores, mas especialistas alertam que é possível que haja uma interrupção na tendência de queda. Em 2015, ano da última pesquisa do IBGE, quase 80 mil crianças nessa faixa etária estavam trabalhando e cerca de 60% delas vivem na área rural das regiões Norte e Nordeste.

Professora Dorinha disse que “somente no compromisso de combate ao trabalho precoce é romper o ciclo vicioso da miséria e da ignorância em qualquer lugar do mundo".


Sessão solene

Kailash Satyarthi agradeceu a homenagem e elogiou a legislação brasileira de combate ao trabalho escravo e ao trabalho infantil. Ele destacou o papel do Congresso Nacional em garantir um futuro melhor para milhões de crianças do País e pediu prioridade para o investimento em educação pública.

"Nós temos que dar um fim ao trabalho infantil e à escravidão infantil. Nós temos o comprometimento internacional. Eu espero e faço um apelo. O investimento em educação é a chave", afirmou.

O ativista indiano está no Brasil para o lançamento da Iniciativa Global 100 milhões por 100 milhões, campanha com o objetivo de mobilizar 100 milhões de pessoas na luta pelos direitos de 100 milhões de crianças que vivem em situação de trabalho infantil no mundo.


(Com informações da Agência Câmara)

REDES SOCIAIS

Acompanhe os passos e as novidades da deputada
federal Professora Dorinha através das redes sociais:

CADASTRO DE NEWSLETTER

Gostaria de receber as principais novidades de tudo o que se passa com a deputada federal Professora Dorinha, além de ter em primeira mão os informativos com ações da deputada? Preencha os campos, cadastre-se e receba em sua caixa de entrada do email:
www.professoradorinha.com.br
Copyright © 2017 | Todos os direitos são reservados.