VOLTARNotícias

15 de outubro de 2018

Atrair professores já é um dos maiores desafios da educação básica do país

No dia do professor a deputada federal Professora Dorinha (Democratas/TO) alerta para o crescimento do déficit de professores na educação básica do país. A ausência de políticas públicas que normatizem a valorização desses profissionais está levando muitos professores a trocarem as salas de aula por outras funções, e causando desinteresse pela carreira entre os jovens. 

 

A deputada afirma que a atração de profissionais para atuar na educação básica já se caracteriza com um dos maiores desafios da educação do país. “Temos em muitas áreas o déficit de professores e os alunos do ensino médio não se interessam por essa carreira porque os salários e condições de trabalho estão defasados, não são atrativos.”, alerta a deputada. 

 

De acordo com pesquisa da Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgada este ano, o Brasil tem um dos piores salários do mundo para professores da educação básica, mesmo quando comparados a países em desenvolvimento. A mesma pesquisa aponta que apenas 2,4% dos estudantes do ensino médio tem interesse em seguir carreira de professor na educação básica. 

 

Projeto de valorização

 

A deputada Dorinha conseguiu no mês de agosto deste ano aprovar o Projeto de Lei 1287/ 2011 que trata dos direitos e valorização dos profissionais da educação. O PL estabelece as normas que devem ser regulamentadas no âmbito de estados e municípios para garantir que os professores tenham uma carreira compatível com a relevância do trabalho que exercessem. 

 

As normativas estipulam a criação de planos de carreira com ingresso exclusivo por meio de concurso público e melhorias salariais; garantia de espaços de trabalho adequados para o planejamento de aulas; facilitação do acesso a cursos de especialização, mestrado e doutorado.   O PL foi aprovado pelo Plenário da Câmara dos Deputados e seguiu para apreciação do Senador. 


Relacionadas

REDES SOCIAIS

Acompanhe os passos e as novidades da deputada
federal Professora Dorinha através das redes sociais:

CADASTRO DE NEWSLETTER

Gostaria de receber as principais novidades de tudo o que se passa com a deputada federal Professora Dorinha, além de ter em primeira mão os informativos com ações da deputada? Preencha os campos, cadastre-se e receba em sua caixa de entrada do email:
www.professoradorinha.com.br
Copyright © 2018 | Todos os direitos são reservados.