VOLTARNotícias

23 de novembro de 2018

Dorinha promove encontro entre produtores culturais e governador Mauro Carlesse para apresentação de propostas


A implantação do Plano Nacional de Cultura foi um dos assuntos tratados pela deputada federal Professora Dorinha (Democratas/TO), juntamente com produtores culturais do Tocantins em reunião realizada nesta quinta-feira, 23, com o governador Mauro Carlesse. O grupo entregou uma carta, elaborada com a participação de representantes de diversos movimentos culturais do estado, apresentando diversas propostas de ações estratégicas para o setor. 


A deputada Dorinha afirmou que o objetivo é contribuir com o Estado na elaboração de ações para formação artística e ampliação do público interessado em atividades culturais. “Precisamos envolver as escolas, estimular a criação de novos grupos artísticos e investir em casas de cultura. Todas as metas apresentadas fazem parte do Plano Estadual de Cultura do Tocantins, alinhado com diretrizes nacionais, e que não foi cumprido nas gestões anteriores. Esperamos que o governador Mauro Carlesse atenda esses anseios e traga protagonismos à cultura do estado”, afirmou.


O documento pontua que a atuação do Estado na área da cultura tem se limitado a realização de algumas festividades e que o setor é visto apenas pelo viés do entretenimento. “A cultura tem sido vista apenas como produção de shows, mas é preciso um trabalho de formação com a criação de bandas, galerias de artes, grupos de dança, entre outras ações de caráter formativo para que tenhamos produção local de todas as expressões artísticas”, afirmou o diretor de Extensão e Cultura da UFT e vice-presidente do Sindicato dos Músicos do Tocantins, Bruno Barreto Amorim.


“Agradecemos o engajamento da professora Dorinha, que teve propriedade para tratar e discutir essas questões. Esperamos que o Estado assuma a postura de perceber a força da cultura para o crescimento do Tocantins”, finalizou Amorim. Também estavam presentes os professores de Artes Visuais do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Pablo Marquinho, o coordenador do projeto de música da Escola Municipal Margarida Lemos Gonçalves, Moisés Cintra, o presidente da Ordem dos Músicos do Brasil no Tocantins, Jeremias Moreira e o presidente da Associação Viva Música, Gustavo Modesto. 


Dorinha frisou que a cultura precisa ser explorada como uma ferramenta de desenvolvimento regional. “O Tocantins tem uma grande diversidade artística e cultural que precisa ser tratada como um viés de crescimento, inclusive econômico, do nosso estado. A arte contribuiu no processo educacional, no combate as drogas e na promoção da qualidade de vida e, além disso, as manifestações culturais enriquecem o potencial turístico. Esse conjunto de atividades em torno da cultura promove o desenvolvimento regional”, afirmou. 


Metas

 

Entre as metas propostas estão: a criação da Secretaria de Cultura; a instalação de pelo menos um tipo de equipamento cultural em todos os municípios, ampliado para 2 a 5 equipamentos, de acordo com o número de habitantes; a criação do Fundo Estadual de Cultura; a ampliação da política de editais para atender todas as atividades artísticas e culturais; parcerias com empresas e agentes financeiros públicos e privados para criar linhas de crédito para a produção e preservação cultural. 


A proposta apresentada ao governador ainda inclui a criação da política para salvaguarda do patrimônio histórico, artístico e cultural; política de proteção e valorização dos conhecimentos e expressões das culturas populares e tradicionais; programas que permitam o desenvolvimento da economia criativa; programas de formação e capacitação na área cultural; meios de participação social no processo de elaboração, acompanhamento e avaliação das políticas públicas culturais. 


Relacionadas

REDES SOCIAIS

Acompanhe os passos e as novidades da deputada
federal Professora Dorinha através das redes sociais:

CADASTRO DE NEWSLETTER

Gostaria de receber as principais novidades de tudo o que se passa com a deputada federal Professora Dorinha, além de ter em primeira mão os informativos com ações da deputada? Preencha os campos, cadastre-se e receba em sua caixa de entrada do email:
www.professoradorinha.com.br
Copyright © 2018 | Todos os direitos são reservados.