VOLTARNotícias

03 de abril de 2019

Dorinha garante com o Ministro da Saúde fortalecimento da saúde indígena

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta recebeu a deputada federal professora Dorinha (Democratas/TO) para tratar sobre a saúde indígena. A parlamentar solicitou a continuidade e fortalecimento do trabalho do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), departamento que realiza atendimentos de saúde especializado em aldeias de todo o país. 


No Tocantins aproximadamente 12.600 indígenas residentes em aldeias são atendidos pelo Dsei. Só em 2018 foram realizados 252.286 atendimentos por médicos, enfermeiros, dentistas e agentes de saúde em todo o estado. 


“Os povos indígenas têm direito a um serviço de saúde diferenciado e o trabalho feito pelos Dsei’s em todo o país garante esse atendimento de forma mais ágil, focado em questões de saúde específicas de cada região e principalmente com respeito às questões culturais. Recebemos do ministro o compromisso com a continuidade e fortalecimento dos Dsei’s e acreditamos que o programa será aprimorado”, afirmou Dorinha. 


A parlamentar já destinou mais de R$ 20 milhões em emendas para a saúde indígena no Estado. Recursos aplicados na implantação de sistemas de abastecimento de água, reforma de unidades de saúde, implantação de consultórios odontológicos e construção de um campo de futebol. 


Saúde indígena no Tocantins


A redução da mortalidade infantil é um dos melhores resultados. Em 2011 quando o Dsei foi implantado no Estado, a cada 1000 crianças em média 69 não completavam um ano de vida. Com o trabalho da equipe de saúde local houve uma redução gradativa e no ano passado a taxa de mortalidade caiu para 14 a cada 1000 crianças. 


A imunização, que é uma das grandes preocupações do Ministério da Saúde também tem índices acima da média nacional no Estado, onde 90% dos residentes nas aldeias estão vacinados. No caso da saúde bucal, que também é uma das grandes demandas, dez mil indígenas já iniciaram o atendimento e oito mil estão com o tratamento básico concluído. 


REDES SOCIAIS

Acompanhe os passos e as novidades da deputada
federal Professora Dorinha através das redes sociais:

CADASTRO DE NEWSLETTER

Gostaria de receber as principais novidades de tudo o que se passa com a deputada federal Professora Dorinha, além de ter em primeira mão os informativos com ações da deputada? Preencha os campos, cadastre-se e receba em sua caixa de entrada do email:
www.professoradorinha.com.br
Copyright © 2019 | Todos os direitos são reservados.