VOLTARNotícias

25 de junho de 2019

Dorinha solicita ao Ibama regularização ambiental da balsa que opera em Araguacema 


Nesta terça-feira, 25, a deputada federal Professora Dorinha (Democratas TO) participou de uma reunião no Ibama com o deputado federal Cássio Andrade (PSB PA), além de comitivas dos municípios de Araguacema (TO) e Santa Maria das Barreiras (PA) para tratar da regularização do serviço de balsa que atende a região de divisa entre os dois estados. As operações estão suspensas há cerca de dois anos pelo Ministério Público do Pará.


A deputada Dorinha avaliou positivamente a reunião e está confiante que uma solução será apresentada em breve. “A restrição das alternativas de transporte causa um isolamento com impactos econômicos e sociais para um conjunto de municípios. Acredito que seja possível encontrarmos uma solução ágil. Nós percebemos uma grande boa vontade, um interesse em ajudar, logicamente após a análise de todas as preocupações e ajustes. Existe um interesse comum de resolver o problema da população e me coloco à disposição do grupo para buscar a solução em todas as instâncias”, afirmou Dorinha.  


A prefeita de Araguacema, Isabela Martins, destacou a preocupação com os impactos econômicos para o município. “Quando a balsa faz o traslado, o cidade entra na rota de escoamento da soja,  gerando recursos para o município. Precisamos que o problema seja resolvido o mais rápido possível e, por isso, agradecemos à deputada Dorinha por representar o Tocantins neste desafio de defender a comunidade de Araguacema”, afirmou.


O Coordenador Geral de Licenciamento Ambiental de Empreendimentos Fluviais do Ibama, Régis Fontana Pinto, afirmou que é possível dar um parecer com as alternativas de solução do problema em um prazo de até 15 dias. “Vamos fazer um levantamento para dizer quais são exatamente os impactos que temos na travessia. Se a equipe entender que não há impactos significativos, comunicaremos a operadora dos serviços. Se a equipe entender que é necessário o licenciamento, firmaremos um acordo de cooperação técnica para delegar a regularização ao município”, afirmou. 


REDES SOCIAIS

Acompanhe os passos e as novidades da deputada
federal Professora Dorinha através das redes sociais:

CADASTRO DE NEWSLETTER

Gostaria de receber as principais novidades de tudo o que se passa com a deputada federal Professora Dorinha, além de ter em primeira mão os informativos com ações da deputada? Preencha os campos, cadastre-se e receba em sua caixa de entrada do email:
www.professoradorinha.com.br
Copyright © 2019 | Todos os direitos são reservados.