VOLTARNotícias

12 de junho de 2019

UFTN se torna realidade com polos em Xambioá e Guaraí incluídos por Dorinha

Foi aprovada pelo Senador nesta quarta-feira, 12, a criação da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), por meio do desmembramento dos câmpus de Araguaína e Tocantinópolis da Universidade Federal do Tocantins (UFT).  A deputada federal Professora Dorinha (Democratas/TO) comemorou a aprovação do projeto com polos nos municípios de Xambioá e Guaraí, incluídos por meio de Emenda apresentada por ela durante a tramitação na Câmara dos Deputados. 


Na proposta original a UFNT teria sede no município de Araguaína para abranger a microrregião do Bico do Papagaio e entorno. Na tramitação do Projeto na Câmara dos Deputados a deputada Dorinha apresentou Emenda para a instalação de polos nos municípios de Xambioá, Colinas do Tocantins, Filadélfia e Guaraí. A Emenda foi acatada parcialmente, aceitando os municípios de Xambioá e Guaraí. 


“Desde que o Projeto foi apresentado pelo Poder Executivo à Câmara dos Deputados vi que era o momento oportuno para defender a criação de uma universidade com potencial para se tornar referência em uma região ainda carente de oportunidades para os jovens. A inclusão dos polos de Xambioá e Guaraí foi uma conquista da minha constante luta pela descentralização das oportunidades de acesso ao ensino superior no Tocantins”, afirmou a deputada. 


A UFT tem atualmente mais de 20 mil alunos, oferecendo cerca de 50 cursos presenciais de graduação, entre licenciaturas, bacharelados e cursos tecnológicos. A sede em Palmas e os câmpus de Gurupi, Arraias, Miracema e Porto Nacional continuará sob a gestão do atual reitor, Luiz Eduardo Bovolato. Os cursos, alunos e cargos dos câmpus de Araguaína e Tocantinópolis serão automaticamente transferidos para a UFNT que terá orçamento e gestão própria. 


REDES SOCIAIS

Acompanhe os passos e as novidades da deputada
federal Professora Dorinha através das redes sociais:

CADASTRO DE NEWSLETTER

Gostaria de receber as principais novidades de tudo o que se passa com a deputada federal Professora Dorinha, além de ter em primeira mão os informativos com ações da deputada? Preencha os campos, cadastre-se e receba em sua caixa de entrada do email:
www.professoradorinha.com.br
Copyright © 2019 | Todos os direitos são reservados.