Requerida por Dorinha, Câmara realiza sessão solene em homenagem ao ganhador do Nobel da Paz de 2014
No próximo dia 12, às 17h30, a Câmara dos Deputados realizará uma sessão solene em homenagem ao indiano Kailash Satyarthi, ganhado do Prêmio Nobel da Paz de 2014. A sessão foi um requerimento da deputada Professora Dorinha (Democratas/TO) e que foi subscrito por mais três parlamentares.
A vinda de Kailash para o Brasil é para o lançamento da campanha 100 Milhões por 100 Milhões, uma iniciativa global de Nobel da Paz. A data de 12 de Junho é comemorada como o Dia Mundial e Nacional contra o Trabalho Infantil.
Essa iniciativa envolverá no Brasil e no mundo diversas organizações e pessoas que atuam pelos direitos das crianças, de forma transversal e em intersetorialidade (saúde, assistência social, educação), no combate à pobreza, vulnerabilidade social, e trabalho infantil. A participação ativa da juventude será a grande marca da iniciativa no Brasil, com adolescentes e jovens envolvidos não só na mobilização, mas também no desenvolvimento das estratégias de coordenação e mobilização em todo o Brasil.
Professora Dorinha destacou que a vinda do Nobel da Paz para o lançamento de um projeto tão importante representa o marco de uma mobilização de alcance mundial.
Sobre o ganhador do Nobel da Paz
Kailash Satyarthi é um ativista indiano, que atua pelos direitos humanos na linha de frente do movimento global pelo fim do trabalho infantil e escravo desde 1980 e pelo direito à educação, quando deixou de lado a carreira como engenheiro elétrico para iniciar uma cruzada contra o trabalho infantil. Ele liderou o resgate de mais de 80 mil crianças escravas e desenvolveu um modelo de sucesso para sua educação e reinserção social. Como articulador e militante global, tem sido o arquiteto da maior rede mundial da sociedade civil contra a exploração infantil, a Marcha Global contra o Trabalho Infantil, uma coalizão de ONGs, organizações de professores, e sindicatos. Em 2014, ganhou o Prêmio Nobel da Paz, juntamente com Malala Yousafzai.