Câmara dos Deputados aprova Projeto de suspende decisão da ANEEL no aumento de cobranças de transmissão; Professora Dorinha apoia orientação do União Brasil a favor da população

11/11/2022

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta semana, o Projeto de Decreto Legislativo 365/22, que suspende decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) no aumento de cobranças de transmissão. Em defesa dos tocantinenses, Professora Dorinha apoia a orientação do União Brasil para que as tarifas não impactem a vida do tocantinense. No Estado, por exemplo, temos a Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães (UHE Lajeado).

“Essas resoluções da ANEEL prejudicam a oferta e manutenção de emprego nas regiões Norte e Nordeste, tendo em vista que com a expansão da geração de energia elétrica do País para o Sul e Sudeste, há migração regional de investimentos para esses locais, alterando a geração de emprego e renda nas regiões mais pobres, como Norte e Nordeste, impactando diretamente o Tocantins. Vou atuar integralmente para que elas sejam suspensas agora no Senado Federal”, frisou Professora Dorinha.

Neste sentido, com a aprovação da proposição, que agora segue para o Senado Federal, devem ser suspensas as duas resoluções da Agência sobre tarifas de uso do sistema de transmissão (Tust) e de uso do sistema de distribuição. Isto significa que, a mudança do cálculo dessas tarifas feitas pela Aneel, poderá não mais prejudicar às usinas geradoras de energia do Norte e do Nordeste com o aumento do custo no uso dessas linhas de transmissão no escoamento da energia elétrica produzida.

WhatsAppTelegramMessengerFacebookTwitter