A senadora Professora Dorinha Seabra (UB/TO) esteve reunida com o Ministro da Educação, Camilo Santana, nesta terça-feira (14), e a secretária executiva Izolda Cela, para tratar da retomada de obras de escolas e creches que estão paralisadas e inacabadas no Tocantins.
Atualmente, no Estado, 20 cidades estão em situação de obras inacabadas, e outras 12 com construção de escolas paralisadas. Além disso, a parlamentar solicitou o empenho de recursos para aquisição de ônibus escolares e que atendem mais de 30 cidades do Estado. Esses veículos já haviam sido assegurados na gestão passada e aguardam o empenho para que o pagamento possa ser executado.
Outras demandas da Professora Dorinha foram a retomada da discussão para que seja garantido o pagamento do Piso Salarial do Professor em todo o país e a regulamentação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica – Fundeb, e o estudo para implantação de energia solar nas escolas. “No Tocantins, por exemplo, boa parte dos recursos das escolas acaba sendo usada para pagar a conta de energia, que é muito cara no nosso Estado. A implantação de um programa de energia solar baratearia o custo e o recurso poderia ser usado para outras melhorias nas escolas”, falou Dorinha.
O ministro garantiu à Professora Dorinha que o Governo Federal irá anunciar ainda em março a retomada das obras inacabadas e paralisadas. Segundo ele, são mais de 3.600 obras paradas pelo Brasil, e que haverá uma revisão do limite financeiro para que as prefeituras possam retomar a construção de escolas e creches. O piso salarial do professor e a regulamentação do Fundeb também estão na pauta do MEC.
“São temas importantes não só para o Tocantins, como para todo o Brasil. Vamos promover um grande debate, uma construção coletiva com o Ministério da Educação para a retomada de diversas ações em prol da educação”, disse a senadora.