A Senadora Professora Dorinha Seabra (União/TO) recebeu nesta quarta-feira, 13, lideranças femininas indígenas de seis etnias do Tocantins: Javaé, Krahô, Krahô Canela, Apinajé, Xerente e Karajá. Elas participaram da lll Marcha das Mulheres Indígenas, em Brasília.
Na visita, as lideranças apresentaram à senadora um caderno de propostas em prol da comunidade indígena tocantinense. Dentre elas, recursos para a construção da Universidade Indígena Decolonial Unikrahô; a implantação dos programas “Quintais Produtivos” e “Economia Solidária Indígena”; apoio a propostas para a geração de renda nas aldeias; a criação do Fundo de Participação das Aldeias Indígenas (FPAI); e apoio em defesa de mulheres indígenas vítimas de violência.
Professora Dorinha, desde quando era deputada federal, buscou atender a comunidade indígena tocantinense. Ela já destinou mais de R$ 20 milhões para a saúde indígena, para reforma e construção de unidades de saúde nas aldeias, além de aquisição de equipamentos e medicamentos.
“As propostas apresentadas por essas mulheres são extremamente válidas. Eu me comprometi em estudá-las com muito carinho e, tenho certeza de que, juntas, conseguiremos construir um caminho para buscar atender as reivindicações”, disse a parlamentar.