O Hospital da Universidade Federal do Tocantins (HUFT) está mais próximo de sair do papel. Em reunião com o Ministro da educação, Camilo Santana, nesta quarta-feira (05), a coordenadora da bancada federal, senadora Professora Dorinha Seabra (União/TO), foi informada de que o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) irá ao Tocantins para que, junto à UFT, possa tratar de todo o procedimento de construção do hospital.
“É uma obra importante em que a bancada federal assume o compromisso de destinação de recursos e o MEC na construção e manutenção do hospital. Nós vamos tornar esse projeto uma realidade para os tocantinenses”, afirmou a Professora Dorinha.
A parlamentar ainda tratou com o ministro outras demandas como a retomada de obras inacabadas de creches e escolas no Tocantins, liberação de novas contratações para a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e entrega de ônibus escolares.
Também participaram da reunião os deputados federais Ricardo Ayres, Lázaro Botelho e Júlio Oliveira, e o secretário de Representação do Tocantins Carlos Manzini.
Greve da Educação
Ainda no encontro, Professora Dorinha fez um apelo ao ministro Camilo sobre a greve das universidades e instituições federais, que já vai completar dois meses de duração. Dorinha pediu para que o governo possa receber e negociar com os representantes. “Mais do que o reajuste salarial, há pontos importantes reivindicados pela categoria dos professores e servidores técnico-administrativos que se referem à carreira. A cada ano que passa, a carreira está mais achatada e sem perspectiva de incentivo e valorização e isso influencia, inclusive, na hora do jovem escolher uma profissão”, disse Dorinha.