A senadora Professora Dorinha Seabra (União), nesta quinta-feira (21), recebeu a confirmação do Ministério das Cidades que 27 municípios tocantinenses foram contemplados no programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) para a construção de unidades habitacionais, com um investimento de R$3.25 milhões para cada município, somando um total de R$87.750.000,00 para essa finalidade.
Desde 2022, a senadora Professora Dorinha, em parceria com o deputado federal Carlos Gaguim, tem somado esforços na retomada do programa Minha Casa, Minha Vida no Tocantins, buscando ampliar a oferta de moradias dignas para as famílias do estado, inclusive nos municípios menores.
Os municípios contemplados são Almas, Araguacema, Araguatins, Babaçulândia, Barrolândia, Bernardo Sayão, Bom Jesus, Chapada de natividade, Colinas, Couto Magalhães, Divinópolis, Formoso do Araguaia, Itacajá, Itaporã, Juarina, Lajeado, Miracema do Tocantins, Monte Santo, Nova Olinda, Oliveira de Fátima, Palmeirópolis, Pequizeiro, Praia Norte, Rio Sono, Santa Rosa, São Miguel, Tupirama com 25 unidades habitacionais cada cidade.
Por meio de articulação no Ministério das Cidades, a iniciativa visa atender a crescente demanda por habitação, especialmente entre as populações de baixa renda, contribuindo para reduzir o déficit habitacional e promover mais inclusão social. “É um trabalho permanente para reforçar o compromisso com políticas públicas que impactam diretamente a qualidade de vida dos tocantinenses”, explicou Dorinha.
A senadora montou equipe técnica em seu gabinete para que pudesse contactar os prefeitos e preencher as propostas para o enquadramento no programa pelo Ministério das Cidades. Agora, a parlamentar pede aos prefeitos contemplados para reunir com a equipe técnica para elaborar os projetos de engenharia para a contratação dessas unidades, o que será feito pela CAIXA.
A senadora Dorinha informa, ainda, aos prefeitos que desejam levar casas populares para seus municípios que ainda não foram contemplados, que o seu gabinete está à disposição para orientações sobre o próximo enquadramento de propostas no PMCMV, previsto para o segundo semestre de 2025.