A deputada federal Professora Dorinha participou, na tarde dessa quinta-feira, 19, da solenidade de posse da ex-juíza eleitoral Ângela Issa Haonat como desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO). Com seu ingresso, a representatividade feminina na Corte aumenta. Agora são cinco desembargadoras e sete desembargadores. A sessão aconteceu na sede do TJTO.
A parlamentar reconheceu o trabalho de Ângela. “É um reconhecimento por toda a sua capacidade e experiência na magistratura, que lhe garantiu inclusive a escolha por merecimento. Tenho certeza que Dra. Ângela Issa vai contribuir, e muito, com a justiça tocantinense”, ressaltou.
A desembargadora Ângela afirmou, em seu discurso de posse, que vivencia o ato com o sentimento de alegria, gratidão, mas, sobretudo, com a consciência do compromisso de honrar o TJ na defesa das leis e da justiça. “Eu quero fazer parte de um poder judiciário exitoso que entrega uma prestação jurisdicional justa, séria e plena”, enfatizou.
O presidente do TJTO, o desembargador João Rigo Guimarães encerrou a solenidade destacando o espírito de responsabilidade da nova desembargadora, salientando a sua notória capacidade e compromisso com a justiça. “Eu quero agradecer a oportunidade de contar com mais uma integrante na Corte. Uma pessoa preparadíssima que vai somar na difícil e honrada tarefa de julgar o nosso semelhante com justiça. Eu tenho certeza que ela vai cumprir essa tarefa com muita maestria, porque ela tem conhecimento jurídico que sobra. Então, estou realmente alegre em lhe dizer, Dra. Ângela, que conte com a presença do tribunal. Use e abuse da minha vontade de servir”, declarou.
Ângela Issa Haonat
Ângela Issa Haonat, professora acadêmica, advogada ambiental, do consumidor e ex-juíza eleitoral (2017 a 2021) e agora desembargadora. Ela foi a mais votada da lista sêxtupla em sessão do Pleno no último dia 5 de maio. Recebeu dez votos dos desembargadores. No mesmo dia, o governador Wanderlei Barbosa a escolheu para a vaga do chamado quinto constitucional da classe dos advogados. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).