Os 27 senadores eleitos em outubro de 2022 tomaram posse nesta quarta-feira (1º) no Plenário. Eleita com mais de 395,4 mil votos, a senadora Professora Dorinha Seabra (UB/TO) disse estar com um sentimento de dever cumprido após três mandatos como deputada federal e agora com grande esperança em continuar trabalhando pelo Tocantins e pelo Brasil.
“Temos pautas muito importantes. O fortalecimento, o desenvolvimento econômico, os potenciais do Tocantins e, ao mesmo tempo, o cuidado com as pessoas. E, lógico, a educação continuará sendo a pauta central do mandato”, disse.
Os senadores recém empossados representam um terço da composição da Casa e terão oito anos de mandato. Os quatro primeiros anos se referem à 57ª legislatura do Senado (2023-2027).
O Senado é composto por 81 parlamentares. Cada estado tem três representantes na Casa — assim como o Distrito Federal. As bancadas são renovadas de quatro em quatro anos, de forma alternada: em uma eleição são escolhidos 27 senadores (um terço do total) e, na seguinte, 54 parlamentares (dois terços). Também foram empossados os 513 deputados federais eleitos em outubro de 2022