Na abertura dos trabalhos da Comissão de Educação, na quarta-feira (8), a senadora Professora Dorinha (UB/TO) sugeriu a criação de um grupo de trabalho dos membros do colegiado para definir uma agenda estratégica que priorize pautas para a educação, em temas relacionados à capacidade orçamentária; plano de carreira dos professores; escola integral e o déficit causado pela pandemia nas escolas públicas do país.
“Essa comissão, mais do que aprovar projetos, precisa estabelecer o debate de uma agenda estratégica que agilize as ações para concretizarmos nosso desejo de posicionar a educação como prioridade no Brasil”, ressaltou a parlamentar. “Se apenas seguirmos o fluxo da temporização normal, não vamos conseguir vencer as grandes dificuldades e desigualdades que foram acentuadas no setor pela pandemia”, acrescentou
Destacando a necessidade de reavaliação do teto de gastos para a educação, a Professora Dorinha reconduziu o plano de carreira dos professores ao centro dos debates durante a reunião. “Não estou fazendo uma desconstrução do modelo atual, mas é preciso rever as prioridades orçamentárias da União e investir mais, por exemplo, no plano de carreira dos professores que não inclui apenas o piso salarial, já que o piso não é referência de carreira. Devemos inclui formação, capacitação e outras necessidades também importantes”, concluiu.