Professora Dorinha integra ranking Elite Parlamentar; parlamentar defende maior representatividade feminina no Congresso

11/07/2024

A senadora Professora Dorinha (União/TO) está entre os 42 senadores que compõem a Elite Parlamentar da Casa por sua atuação em 2024. O ranking foi divulgado nesta terça-feira, 09, pela Arko Advice.

O ranking identifica as lideranças formais e informais que se destacam na produção legislativa. A entrada na lista é uma análise da atuação do parlamentar em participar e influenciar importantes debates públicos.

Professora Dorinha está classificada como líder informal na categoria de “especialista” pelo ranking, tendo a sua atuação reconhecida em prol da educação do país. “Sinto-me honrada por fazer parte desse ranking. Isso mostra que temos o nosso trabalho reconhecido, principalmente neste ano, em que tivemos pautas importantes como o Novo Ensino Médio, a sanção da Política Nacional de Assistência Estudantil e a prorrogação do Plano Nacional de Educação”, disse Dorinha.

Além da Professora Dorinha, apenas mais quatro senadoras compõem o ranking, acendendo um alerta sobre a baixa representatividade feminina e a desigualdade de gênero. “Apesar de avanços recentes, a representatividade feminina na política em geral ainda é um desafio a ser superado. A diversidade de vozes e perspectivas é essencial para o debate de leis e políticas públicas que impactam a vida de todos os brasileiros”, disse Dorinha.

Sobre a Elite Parlamentar
Conforme a Arko Advice, a Elite Parlamentar é composta por congressistas que atuam decisivamente na resolução dos trabalhos no Congresso Nacional, bem como na elaboração da agenda legislativa e/ou que representam interesses da sociedade ou pautas políticas de destaque. Esse ranking cita 110 parlamentares, sendo 42 senadores e 75 deputados federais.

Além da Elite Parlamentar, a senadora Professora Dorinha também está entre as “100 Cabeças do Congresso Nacional”, outro ranking divulgado com os nomes dos parlamentares mais influentes do país.

WhatsAppTelegramMessengerFacebookTwitter