A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou nesta quarta-feira, 17, o relatório da senadora Professora Dorinha Seabra (União/TO) favorável à Proposta de Emenda à Constituição (PEC76/19), que inclui a polícia científica no rol dos órgãos de segurança pública. A matéria, agora, deverá ser apreciada pelo plenário.
Professora Dorinha defendeu a importância dessa PEC, especialmente, no contexto da segurança pública, pois ela fica ainda mais fortalecida. Além disso, a senadora destacou que os avanços tecnológicos e científicos têm fortalecido a perícia como uma ferramenta fundamental na elucidação de crimes, fornecendo pistas valiosas para investigações que antes poderiam estar sem solução.
“A inclusão da Polícia Científica dentro dos órgãos de segurança pública representa um avanço significativo em termos de qualidade e agilidade nas investigações. Essa inclusão não implica em uma disputa por espaços com outros órgãos de segurança pública, mas sim em fortalecer uma área estratégica que que contribui significativamente para os processos investigativos”, afirmou a Professora Dorinha.