A tão aguardada ponte que liga o Tocantins ao Pará, entre Xambioá e São Geraldo do Araguaia, finalmente foi entregue à população nesta terça-feira (18). A inauguração contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi ao município de Xambioá para oficializar a conclusão da obra, um marco histórico para a região Norte e para o desenvolvimento do Tocantins.
A senadora Professora Dorinha (União), que é coordenadora da bancada federal, comemorou a entrega, destacando que a ponte era um sonho antigo da população e resultado de uma luta coletiva dos congressistas tocantinenses, que destinaram recursos na ordem de R$ 100 milhões, e atuaram de forma permanente para garantir a conclusão da obra.
“A população de Xambioá, de São Geraldo e de todo o Norte do país esperou mais de quarenta anos por esta ponte. E a bancada do Tocantins trabalhou vários mandatos para que essa ponte saísse do papel e se tornasse realidade. Hoje, vemos esse sonho se tornar realidade graças ao esforço conjunto da nossa bancada e ao compromisso com o desenvolvimento da nossa região. Esta obra muda a vida das pessoas e fortalece a economia. É uma vitória do Tocantins”, afirmou Dorinha.
A ponte liga os estados do Tocantins e Pará pela rodovia BR-153. São 2.010 metros de extensão, sendo 1.700 metros no Tocantins e 310 metros no Pará. A obra deve beneficiar mais de 1,5 milhão de pessoas, principalmente o escoamento da produção agrícola do Matopiba, já que a travessia só era possível por meio de balsas.

