Senadora Professora Dorinha participa da 1º Reunião de Mulheres Parlamentares do P20

A senadora Professora Dorinha Seabra (União/TO) está em Maceió – AL, para participar, nesta segunda (1º) e terça (2), da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20 — o fórum do Legislativo do G20. Com o lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, as parlamentares dos países-membros do G20, de países convidados para a Cúpula de Líderes e de organismos internacionais irão debater os temas como justiça climática, desenvolvimento sustentável e combate às desigualdades, com foco nos impactos para meninas e mulheres.

Na terça, Professora Dorinha irá presidir a mesa de debates com o tema “Combatendo Desigualdades e Promovendo a Autonomia Econômica das Mulheres”. Segundo a parlamentar, ações contra as desigualdades de gênero e promover a autonomia econômica das mulheres são fundamentais não apenas para alcançar a igualdade substancial entre os sexos, mas também para o desenvolvimento socioeconômico sustentável.

“Quando as mulheres têm acesso igualitário a oportunidades educacionais, emprego digno, e recursos financeiros, elas contribuem significativamente na economia nacional. Investir na capacitação econômica das mulheres não é apenas um imperativo moral, mas uma estratégia inteligente para alcançar um progresso verdadeiramente equitativo e sustentável em todas as esferas da vida social e econômica”, disse a senadora.

A programação da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares contará com sessões de trabalho sobre a ampliação da representatividade feminina em espaços decisórios e um Painel Brasil, sobre os avanços legislativos e de políticas públicas para as mulheres. Além das sessões de trabalho conjunto, as parlamentares poderão realizar reuniões bilaterais, para intercâmbio de experiências e informações sobre temas de interesse mútuo. A reunião será uma oportunidade para ampliar a participação das parlamentares nos debates que estão no centro das atenções mundiais.

Esse encontro é um dos diversos eventos que precedem a Cúpula de Líderes do G20, que acontecerá no Rio de Janeiro, no final de novembro, com os chefes de Estado e de Governo. Em 2024, o Brasil exerce a presidência do G20, que reúne anualmente os países com as maiores economias do mundo para discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais.

WhatsAppTelegramMessengerFacebookTwitter