Coordenadora bancada federal do Tocantins, a senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), promoveu, nesta quarta-feira (18), uma reunião com os parlamentares do estado para ouvir as demandas prioritárias das prefeituras tocantinenses e de instituições para a aplicação das emendas de 2024.
A bancada fez uma prestação de contas dos recursos já destinados ao Estado e ouviu as demandas dos presentes. Participaram da reunião mais de 30 prefeitos, além de representantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Instituto Federal do Tocantins (IFTO, Polícias Federal, Civil, Militar e Rodoviária Federal, e Embrapa.
Na lista das prioridades apresentadas estão:
Prefeituras: recursos para atender a saúde (atenção básica), assistência social (projetos sociais, manutenção dos CRAS e CREAS), e educação (transporte escolar);
UFT: construção do Hospital Universitário
Unitins: construção de auditório
UFNT: ampliação da universidade
IFTO: ampliação e aquisição de equipamentos
Polícia Federal: construção das sedes em Palmas e Araguaína
Polícia Militar: manutenção da frota de viaturas
Polícia Rodoviária Federal: aquisição de veículos e equipamentos
Segurança Pública: Cidade da Polícia Civil
Embrapa: apoio a projetos de pesquisa e tecnologia.
O presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), Diogo Borges, agradeceu o apoio da bancada federal para as cidades tocantinenses e disse que os municípios só não entraram em colapso financeiro por causa das emendas destinadas pelos parlamentares da bancada federal, o que possibilitou atender diversas áreas, principalmente a saúde.
Professora Dorinha ressaltou a união da bancada federal para levar o maior volume de recursos possível para atender o Estado.
“Temos conversado com vários ministros e o nosso governador Wanderlei Barbosa. Ainda ouviremos outras instituições. Queremos fazer com que as nossas emendas possam atender as mais diversas áreas de forma objetiva, seja educação, saúde, assistência social, segurança. O volume de recursos é importante e a nossa atuação é para atender o cidadão tocantinense”, disse Dorinha